- Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico do Porto;
- Especialização Avançada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Criap
- Formação em Comunicação e Linguagem em crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo – Ana Gaspar (Seedgo)
- Formação em Perturbações da fala na infância - Dispraxia Verbal de Desenvolvimento – João Canossa Dias (CRIAP)
- Curso de linguagem Makaton 2007 - Primeiro Nível
- Curso de Linguagem Gestual Portuguesa - Associação de Surdos do porto (ASP) 2006 – Nível I
- Formação “Relation Play” APPDA-Norte (Associação Português de Desenvolvimento de Perturbações e Autismo)
Viajar, Comer/Experimentar coisas novas, Pintar, Dançar, Praticar Yoga e Meditação e amo Ler. É através das viagens e experiências que vivo de forma mais intensa, e consigo apreciar a vida, abrir a mente e aprender mais. Dançar e pintar são formas de me expressar e que me fazem feliz. Praticar Yoga e meditação são as formas de acalmar, me ver livre da ansiedade e cuidar de mim. Ler é tudo, aprender, viajar, conhecer coisas e pessoas novas, histórias de vida e sentir um montão de emoções sem sair do lugar. É mágico!
Injustiças e desigualdades, de desarrumação e de chuva.
Aprender a amar e a ser feliz a cada dia, viver o presente e ser grato a cada manhã que acordamos para vivermos mais um dia.
Uma loba. Identifico-me bastante com eles já que os lobos são animais de matilha, conhecidos pela sua capacidade de trabalhar em grupo. Valorizam o fortalecimento dos laços familiares e a cooperação dentro de um grupo ou comunidade. Embora vivam em grupo, também são autossuficientes e podem sobreviver sozinhos. Necessitam de equilíbrio entre a liberdade pessoal e as conexões com os outros. Além disso, o lobo é um símbolo de força e coragem para enfrentar desafios.
Poder parar o tempo para aproveitar melhor os momentos, ter tempo para apreciar mais a vida e as pessoas e para pensar mais e melhor nas decisões, caminhos e metas de vida.
“O pequeno príncipe”.
Não tenho apenas um, é difícil escolher mas um dos que mais me marcou foi “Questão de tempo”. Este filme deixa mensagens profundas sobre a vida, o amor, e como aproveitamos nosso tempo. Uma das principais lições do filme é a importância de valorizar o presente e as pequenas coisas do dia-a-dia, que na rotina e na corrida dos dias muitas vezes esquecemos. Uma frase marcante do filme é: "Eu vivi todos os dias novamente, quase exatamente da mesma forma, mas tentando aproveitar cada momento maravilhoso, como se fosse o último dia da minha extraordinária e comum vida." A mensagem central é que a verdadeira felicidade não vem de mudar o passado, mas de viver o presente com plenitude e gratidão.
“O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração”.
Centro Terapêutico Liane Marques