A criança está constantemente envolvida num ambiente auditivo que promove o desenvolvimento da audição e a aquisição da linguagem e da fala ?
A capacidade de ouvir bem ? todos os sons é essencial para o desenvolvimento da linguagem e da fala.
?Durante os primeiros anos de vida, as principais causas de défice ou dificuldades auditivas são as otites, meningite bacteriana, a prematuridade ou o traumatismo sonoro.
?A mais comum é a otite serosa ou também chamada de otite silenciosa, que não apresenta dor nem outro sintoma, podendo afetar a audição da criança e a forma como ouve os sons (processamento auditivo). Imagine o que é ouvir as palavras abafadas, como se estivesse “debaixo de água”!!! ? É o que pode acontecer com os pequeninos…
? Os episódios de otite verificam-se principalmente durante os três primeiros anos de vida, sendo essencial a atenção e colaboração dos adultos que habitualmente estão com a criança para o rastreio precoce e para um tratamento rápido.
?E qual é a relação com a fala? ? O facto de não ouvir corretamente pode originar dificuldade em articular corretamente as palavras, omitindo, trocando sons ou não discriminando palavras muito parecidas, como “faca”, “vaca”, “cola”, “gola”, etc…
As dificuldades de perceção auditiva por muitas vezes também afetam a atenção, o comportamento e a aprendizagem ✏️ Por isso, o rastreio precoce é essencial para um tratamento rápido e atempado ?