Ação de Formação: "Educação Inclusiva: o desafio do Decreto-Lei 54/2018" - 2ª Edição
O desenvolvimento de uma escola inclusiva é um tema de interesse do domínio público. Sendo um espaço de eleição no desenvolvimento de competências, urge garantir o acesso pleno de todos os alunos ao currículo e às aprendizagens.
Esta ação permitirá um conhecimento atual da operacionalização da Educação Inclusiva em contexto escolar, de forma mais consciente, colaborativa e criativa, com base na legislação vigente.
➡️ Regime: presencial e E-learning (Zoom)
➡️ Duração: 20h, de 25/11 a 13/01/ 2022
➡️ Data limite de inscrições: 22/11/ 2021
➡️ Nº Vagas: 3 a 15
➡️ Objetivos e conteúdos programáticos:
1. Conhecer o enquadramento da Educação Inclusiva e as principais mudanças que a mesma implica;
2. Conhecer o Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de Julho:
- Processo de Identificação das Necessidades de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
- Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva;
- Relatório Técnico Pedagógico e Programa Educativo Individual;
-Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão (Abordagem Multinível).
3. Saber utilizar o Manual de Apoio à Prática;
4. Reconhecer os documentos que regem atualmente a Educação Inclusiva;
5. Perspetivar a Educação Inclusiva numa visão holística e consciente.
➡️ Público–alvo:
Este curso destina-se a Diretores Pedagógicos, Educadores, Professores, Encarregados de Educação, Psicólogos, Terapeutas, Técnicos de Educação, Assistentes Sociais e todos aqueles que queiram saber mais sobre o tema da Educação Inclusiva.
➡️ Investimento:
Inscrições público-geral até 8/11: 190€
Inscrições público-geral de 9 a 22/11: 200€
Parceiros CTLM: 180€
➡️ Resumo Curricular da Formadora:
Sandra Gonçalves
– Docente de Educação Especial a exercer no Ministério da Educação desde 2008;
– 3 anos de experiência profissional como docente numa Escola de Educação Especial em Birmingham - Inglaterra;
– Curso de Formação Especializada em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor – Escola Superior de Educação do Porto;
– A frequentar o Mestrado em Multideficiência e Problemas de Cognição na Escola Superior de Educação do Porto;
– Formadora do IEFP.
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