Uso de Gestos para Comunicar!
Programa Baby Signs
O uso de gestos, antecede o uso da palavra, assumindo uma função comunicativa importante na aquisição e desenvolvimento da linguagem. A literatura refere que o uso de gestos é um bom preditor da aquisição do vocabulário, sendo que à medida que o vocabulário aumenta, diminuiu a frequência de utilização do gesto.
Os gestos fazem parte do desenvolvimento da linguagem infantil, numa fase designada por pré-verbal. Nessa fase o bebé faz uso da comunicação não verbal para comunicar enquanto não surgem as primeiras palavras.
Entre os 8 e os 10 meses, surgem os gestos deíticos que têm como função indicar ou chamar à atenção para um objeto ou acontecimento, tendo de ser interpretados no contexto em que ocorrem (ex: apontar, dar).
Entre os 9 e os 13 meses de idade os bebés começam a produzir gestos representacionais, que apresentam algum conteúdo semântico ou os gestos definidos culturalmente, como mandar beijinhos ou dizer adeus.
Aos 26 meses surgem os gestos icónicos que representam atributos concretos relacionados com objetos ou ações, servindo como um complemento ao discurso.
É importante estimular a comunicação não verbal, porque ela faz parte do desenvolvimento infantil!
Neste sentido surgiu o Programa Baby Signs que foi criado em 1982 pelas Dras Linda Acredolo e Susan Goodwyn nos EUA. Ambas descobriram que os bebés entre os 10 e os 24 meses recorriam espontaneamente a gestos simples para representar palavras que não conseguiam produzir. Nestes últimos 30 anos foram estudando a relação do gesto com a aquisição da linguagem, havendo inúmeros estudos científicos que comprovam a eficácia da implementação deste programa nas famílias.
O Programa Baby Signs é baseado na Língua Gestual Americana (LGA) com algumas adaptações às mãos dos bebés de forma a tornarem-se mais fáceis de serem utilizados e tem a vantagem de ser flexível permitindo utilizar gestos que melhor funcionam em cada família e gestos criados pelos próprios bebés.
Em Portugal iniciou-se o ensino dos gestos com a mesma base, mas rapidamente se percebeu que seria necessário adaptar os gestos em LGA para a Língua Gestual Portuguesa (LGP), uma vez que acabamos por ter por vezes num mesmo grupo crianças ouvintes e não ouvintes.
Benefícios comprovados do Programa Baby Signs
Os bebés conseguem comunicar recorrendo aos gestos muito antes de começarem a verbalizar.
O Programa Baby Signs tem como principais benefícios:
- Redução de Birras e Frustrações
- Antecipa o Desenvolvimento da Linguagem Verbal
- Aumento da vinculação com a criança, fortalecendo as relações pais-criança
- Desenvolvimento emocional e intelectual
- Aumento da auto-confiança do bebé
Quando começar a fazer gestos?
Não existe um tempo “perfeito” para começar a utilizar gestos.
Existem 3 abordagens que os pais optam no momento de introdução dos gestos:
- Desde o nascimento até aos 8 meses – estes pais querem dar ao bebé muita exposição aos gestos e palavras desde o início, para ganharem o hábito de fazer os gestos;
- 8 – 12 meses – a vantagem de começar nestas faixas etárias é que os bebés já estão mais próximos de começar a utilizar os gestos, e os resultados são mais imediatos;
- + de 12 meses – a vantagem de começar nesta idade é que a probabilidade de aprenderem mais rápido é maior. Contudo, os bebés irão usufruir dos gestos por um período mais curto de tempo, pois deixarão de usar os gestos quando começam a usar mais palavras.
Qualquer bebé que se mostre pronto a comunicar, mas não o faça de forma eficaz com palavras, é um bom candidato a usar gestos!
Como escolher os gestos?
- Escolha gestos que sejam do interesse da sua criança
- Escolha gestos para objetos, ações e que descrevam palavras;
- Escolha gestos para palavras que o seu bebé ainda não consiga dizer;
- Escolha gestos para palavras que a sua criança não diz com clareza;
- Escolha gestos que podem ser úteis em situações de perigo;
- Escolha gestos que ajudam a evitar frustrações;
- Escolha gestos para palavra usadas com frequência.
Passos que o bebé vai dar na viagem do gesto à palavra:
- Observa as mãos dos pais
- Mostra compreensão do gesto
- Imita o gesto
- Usa o gesto quando pedido
- Usa o gesto espontaneamente
- Usa palavra com gesto
- Usa só palavra
10 passos para o sucesso:
- Comece com poucos gestos
- Use sempre a palavra junto com o gesto
- Repita a palavra e o gesto
- Aponte sempre que possível
- Guie as mãos do bebé
- Faça dos gestos parte das suas atividades diárias
- Fique atento às oportunidades
- Não espere a perfeição e fique atento a novas criações
- Seja paciente
- Faça com que fazer gestos seja divertido
O Programa Baby Signs ajuda na Comunicação/Interação entre pares?
Os bebés desde cedo que interagem com os outros através de Sorrisos, Gestos e Vocalizações.
A creche é o primeiro contexto onde os bebés começam a interagir com os pares, aprendendo a estabelecer relações e a desenvolver competências sociais. Desde cedo que procuram ativamente os pares para brincarem lado a lado, observarem, imitarem e interagirem com um objetivo lúdico. Estas interações vão tornando-se cada vez mais complexas, à medida que outras capacidades se vão desenvolvendo (cognitivas, físicas e linguísticas).
O Programa Baby Signs ajuda a uma comunicação e interação eficaz entre pares, uma vez que o gesto é um impulsionador do desenvolvimento de competências comunicativas e linguísticas. Deste modo, os bebés possuem uma ferramenta de comunicação natural que pode tornar a comunicação mais eficaz tanto com os pares como com os diversos adultos que os rodeiam.
5 factos sobre o Programa Baby Signs
Existem vários pais e profissionais que ainda desconhecem o potencial do uso de gestos na vida dos bebés e acreditam que ensinar gestos ao bebé, atrasa o desenvolvimento da fala.
Fazer gestos é muito natural para os bebés e é um sinal de desenvolvimento saudável quando apontam, fazem adeus, mandam beijinhos. As fundadoras do programa basearam-se nestas evidências para estudar mais sobre o uso dos gestos e comprovar os benefícios de se iniciar o Programa Baby Signs na fase pré-verbal dos bebés.
Deste modo podemos apontar 5 factos sobre o Programa Baby Signs:
- Ajuda no desenvolvimento da linguagem
- Respeita o ritmo e as motivações do bebé
- Quanto mais pessoas envolvidas, maior o sucesso
- Os resultados surgem cedo
- Tens de te divertir a comunicar para ter sucesso