Orientamos sempre os pais, em consulta, a dar o modelo de fala correto ao seu filho quando ele diz uma palavra de forma “errada”. Mas o que é que é isso? ?
Sabemos que a criança aprende através da imitação, e na fala não é diferente! Por isso, quando o seu filho disser uma palavra de forma “errada”, por exemplo “áua” em vez de “água”, o que deve fazer é colocar-se à frente dele e repetir a palavra de forma correta! Aproveite para construir um diálogo: “Ah, estás com sede? Queres beber ÁGUA?”
Não se esqueça de dar mais ênfase à palavra, mexendo bem a boca para que a criança possa ver os vários pontos articulatórios!
? E o que NÃO fazer?
Mesmo que seja fofo ou engraçado, o ideal é não repetir o que o seu filho disse. Para além disso, tenha cuidado para não forçá-lo a dizer a palavra de forma correta, nem dizer frases como “Não é assim que se diz!”. Quando insistimos para a criança repetir, ela pode não conseguir e sentir-se frustrada.
Deixe o diálogo fluir, com naturalidade! Aos poucos o seu filho vai aprender e dizer as palavras corretamente, de forma espontânea ?
? Já usou esta estratégia com o seu filho? Quais as palavras que ele tinha mais dificuldade e depois aprendeu? Conte-nos! ?