⛄️ Com a chegada do outono e inverno, os cuidados com os ouvidos das crianças têm de ser redobrados. É tempo de muitas alergias e “ranhocas” no nariz que podem acumular-se nos ouvidos e levar a quadros de otite, sendo a otite serosa (ou silenciosa) a mais comum nos três primeiros anos de vida.
? A otite média serosa consiste na acumulação de secreções por trás do tímpano e é a mais difícil de ser identificada pelos pais porque a criança não apresenta sintomas inflamatórios, como febre ou dor.
? Em alguns casos, os pais só reparam mais tarde quando já é evidente uma perda auditiva ou – no caso dos bebés - atraso no desenvolvimento da fala. A otite serosa pode afetar a capacidade de detetar os sons e a forma como "ouve" os sons (processamento auditivo).
Quanto mais cedo for detetada a perda auditiva, mais promissor será o tratamento, e a probabilidade de reverter o problema será maior! Lembre-se: a desenvolvimento da fala e da linguagem ? também depende da integridade da audição e do processamento da informação auditiva ?
Como é aí na sua casa? O seu filho também apresenta quadros de otite com a chegada do inverno? ??