O desejo de se alimentar bem (e melhor!) é mais comum no início do ano. Mas por onde começar a ter uma alimentação mais saudável? O nosso nutricionista, Dr. Diogo Talaia, preparou 10 dicas muito importantes ?
1 – Estabeleça o seu principal objetivo: saber o que deseja alcançar e em quanto tempo é fundamental. Tenha uma meta, mas vá devagar…
2 – Alimente-se com calma: comer depressa frequentemente faz com que nos alimentemos mais do que o necessário. Mastigue bem e coma sem pressa.
3 – Beba 2 litros de água por dia: para além de nos manter hidratados, a água é responsável por levar as vitaminas e os minerais às células do nosso corpo.
4 – Reduza o açúcar: substitua o açúcar refinado pelo mascavado.
5 – Tome sempre o pequeno-almoço: é uma importante refeição para iniciar o dia e contribui diretamente para a nossa capacidade de raciocínio.
6 – Prefira os alimentos integrais: a versão integral de alimentos como massas, pães e arroz preserva uma maior quantidade de nutrientes naturais.
7 – Coma a sopa primeiro: é rica em fibra e aumenta a saciedade. Procure variar nas verduras e legumes!
8 – Consuma frutas todos os dias: no mínimo, 3 porções ao dia, e se possível variadas.
9 – Dedicação é fundamental: mudar hábitos não é tarefa fácil, mas é possível com muita dedicação e constância.
10 – Planeamento e controlo: procure ajuda profissional de um nutricionista para uma avaliação completa e adequada do seu estado de saúde.